7 Ensinamentos que a Saga Harry Potter trouxe à minha Vida

Confesso que estou com algum receio de escrever este artigo. Afinal de contas este é um blog que ”fala” (fala mesmo, juro!) de magia, da espiritualidade, do oculto…

De que forma falar dos filmes/livros de Harry Potter poderia ser vantajoso e coerente para a Academia Mística?

Refleti um pouco sobre o propósito deste artigo e por essa razão hoje trago-lhe 7 ensinamentos que a saga Harry Potter trouxe à minha vida!

Harry Potter é, na sua essência, uma série de 7 romances escritos por J.K. Rowling, e que após serem publicados foram adaptados ao cinema.

A história que se desenvolve ao longo dos 7 livros e 8 filmes dá-nos conta das aventuras de um rapaz chamado Harry Potter, um rapaz feiticeiro que aprende a lidar com a fama como consequência de ter sido o único que Lord Voldemort não conseguiu aniquilar com o feitiço da morte.

harrypotter+academiamistica1.png

Enfim, não sou dos melhores a escrever sinopses improvisadas de filmes (e a contar histórias sou terrível!). O que lhe recomendo vivamente é a ler os livros e a ver os filmes. Acredito que irá gostar tanto, ou mais ainda do que eu próprio.

A escritora J.K. Rowling está no meu TOP de melhores escritores internacionais, uma mulher extremamente completa que tem a capacidade de fazer ligações inacreditáveis entre os personagens (e que deixa qualquer pessoa de boca aberta!) Um pormenor escrito no meio da página 17 do primeiro livro vai ao encontro de uma ação que determinada personagem tem na página 300 do sétimo. Pode achar que eu estou a exagerar, mas juro-lhe que não! Pode parecer confuso mas é daquelas coisas que só ”se sente o sabor” quando se lê.

A adaptação para filme teve como elenco principal Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. Três brilhantes atores que desempenharam os seus papéis de forma realista, emocionante… e trágica!

Ainda não ficou cheio de vontade de mergulhar no Universo de Harry Potter?

Então confira os 7 ensinamentos que a Saga Harry Potter trouxe à minha vida!

  1. O poder do amor.
  2. Ter medo bloqueia.
  3. Eu tenho o controlo da minha vida.
  4. É tão importante rir!
  5. Ser corajoso é algo extremamente vantajoso.
  6. Juro fidelidade aos meus valores!
  7. Jamais desistir!

harrypotter+academiamistica3.png

1. O Poder do Amor.

A Saga começa começa com uma metáfora profunda que acompanha Harry Potter ao longo de toda a série. Logo de início, quando Harry era um pequeno bebé e dormia no seu berço, Lord Voldemort (o feiticeiro mau) entra na casa dos pais de Potter para os matar a eles e ao seu filho. Após ter morto o pai de Harry, vai ao encontro da mãe de Harry que agarrava fortemente o seu filho. Ao lançar o feito da morte (Avada Kedavra) apenas a sua mãe morre; Harry cai no berço vivo e Voldemort desaparece.

Sabe o que protegeu Harry Potter da morte? O amor. O amor que a mãe sentia por ele era tão mais forte que qualquer feitiço, que qualquer encantamento, que qualquer poção.

Se todos os dias praticarmos o bem, se todos os dias praticarmos o amor, se todos os dias praticarmos o diálogo, não existirá espaço para ódio, rancor ou raiva.

 

2. Ter medo bloqueia. 

Em Harry Potter existem um tipo de criaturas que abomino chamadas de Dementors. Eles têm a função de sugar todas as lembranças positivas de uma pessoa, deixando apenas a tristeza e a profunda melancolia.

O feitiço para afastar estas criaturas é (aparentemente) bastante simples, o feiticeiro terá apenas de pensar na sua lembrança mais feliz e evocar ”Expecto Patronum’‘. Desta forma, se a memória for suficientemente feliz o Dementor acabará por desaparecer.

Se este feitiço nunca fosse realizado existiria a possibilidade de a criatura acabar por ”beijar” a vítima, provocando assim a sua morte. Na minha opinião, uma excelente metáfora para quem tem problemas com a depressão, fobias e medos fortes.

O medo bloqueia, e apenas pensando positivo e encarando a vida de forma mais alegre poderemos chegar a um estado de plena felicidade.

Qual a sua lembrança mais feliz?

harry potter+academiamistica

 

3. Eu tenho o controlo da minha vida.

Harry Potter ensina-nos que quando não estamos confortáveis com alguma situação, que nos devemos impor e controlar esse desconforto.

Através da criação da ”Armada de Dumbledore” (um movimento composto por alunos de Hogwarts com o objetivo de melhorar o seu conhecimento prático do mundo mágico) é transmitido ao leitor que quando as coisas parecem não estar a correr bem para o nosso lado, nós temos sempre as competências, a técnica e o conhecimento necessários para o nosso progresso pessoal, e no caso de Harry Potter, do grupo.

 

4. É tão importante rir!

Embora os livros sejam riquíssimos a nível do enredo, da gramática, das descrições, da expressividade e até mesmo o estilo carismático de J.K. Rowling; nada se poderá comparar a uma imagem visual – ao sorriso no ecrã (quer seja ele de cinema, smartphone ou TV).

Em todos os filmes de Harry Potter é-nos transmitida a importância do sorriso e do ato de rir. Quando em situações perigosas alguma das personagens lança uma piada; quando os gémeos Weasley abrem o seu negócio que se baseia em sorrisos (através da venda de objeto engraçados); ou mesmo até quando os alunos transformam o seu pior medo em algo que lhes coloca um sorriso na cara (tarefa dada pelo Professor Lupin com a finalidade de acabar com os seus medos).

Alguns exemplos…

  • Medo de aranhas | Tarântula que anda de patins.
  • Medo do ”mau” professor Snape | Professor Snape vestido com as roupas da avó.
  • Medo de receber um F (nota negativa) | Transformar o F num fuck (”foda-se”)

Exagerei? Desculpe-me.

harrypotter+academiamistica2.png

5. Ser curioso é algo extremamente vantajoso!

Ao contrário de muitas pessoas, eu adoro a palavra curiosidade. A curiosidade é, no fundo, a procura de algo que desconhecemos, algo que de uma perspetiva mais abrangente está associado à palavra risco e insuficiência.

Na saga de Harry Potter, se ele próprio não tivesse alguma curiosidade em auto-conhecer-se, se não tomasse algum risco nunca teria atingindo grandes conquistas e glória, algo em muito provocado pela sua insuficiência de conhecimento pessoal. Ao avançar, com curiosidade, não só se desenvolve pessoalmente como todos os outros que estão à sua volta.

 

6. Juro fidelidade aos meus valores.

Sermos fiéis a nós próprios, àquilo em que acreditamos e àquilo que achamos ser o melhor para os outros foi dos melhores ensinamentos que a saga Harry Potter trouxe à minha vida pessoal.

A capacidade que possuímos de colocar como prioridade aquilo que acreditamos, acima de qualquer bem monetário, acima de qualquer coisa que nos dizem, acima de qualquer influência negativa é algo extremamente raro no ser humano.

Em Harry Potter são-nos mostrados vários exemplos de como isto não acontece mas também de como quando existe. Por exemplo, quando Draco Malfoy se junta ao exército mau de Lord Voldemort para ganhar poder, glória e fama rápida. Porém Draco no seu sub-consciente sabia que isso estava errado pois não ia ao encontro dos seus valores pessoais. Mesmo assim, tomou a decisão errada porque colocou a materialidade e os seus desejos mundanos acima do seu bem-estar.

Penso que, neste momento, saiba que consequências isto trouxe para a sua vida se escolheu o caminho mais fácil – insatisfação, tristeza e ódio.

harrypotter+academiamistica

7. Jamais desistir!

A persistência é das melhores qualidades que reconheço em qualquer pessoa. A persistência é sinónimo de acreditar que conseguimos concretizar algo apesar de todas as adversidades que possam intervir no nosso caminho, é acreditar que tudo o que está para vir só poderá ser melhor!

O facto de não desistirmos de algo que desejamos muito faz-nos alcançar conquistas tão verdadeiras e honestas que jamais um perdedor conseguiria.

Já um grande sábio (que confesso que desconheço o nome) dizia ”Por vezes, o caminho mais certo não é o mais fácil.”

Se quiser conhecer mais artigos relacionados com a Literatura e Cinema, clique aqui.

Obrigada, 

Duarte Mendes

E-mail : academiamistica@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s